PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


Nos estudos dos princípios da psicoterapia centrada no cliente para os princípios da aprendizagem centrada no aluno, vimos que, o aluno é compreendido como um todo, uma pessoa completa em todas as suas dimensões. O professor é o facilitador do processo de ensino e aprendizagem, pois bem, teremos que compreender que o conteúdo a ser estudado é proposto nessa circunstância. “Falaremos então dos princípios que fundamentam o currículo, segundo o humanismo rogeriano, aqui também identificado como, currículo centrado na pessoa (criança).” (SILVA, p. 131, 2010). Neste sentido, podemos afirmar que o currículo 


como princípio fundamental, a formação da pessoa, estabelecida por uma relação de poder entre o professor e os alunos. 


como princípio fundamental, a formação da pessoa, estabelecida por uma relação de ajuda, de facilitação entre o professor e os alunos.


como princípio fundamental, a formação da pessoa, estabelecida por uma relação de conflito entre o professor e os alunos. 


como princípio fundamental, a formação da pessoa, estabelecida por uma relação de conflito entre escola e sociedade. 


como princípio fundamental, a formação da pessoa, estabelecida por uma relação de consumismo e gastos entre escola e sociedade. 

Analise as proposições (assertivas) a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado (verdadeira ou falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correta.

 

Segundo ZAFRA & VIEIRA, “Woolfolk define comportamentos operantes como sendo ‘comportamentos voluntários (e geralmente dirigidos ao objetivo) emitidos por uma pessoa ou animal’[...]. As pessoas agem sobre seus ambientes para produzir diferentes tipos de implicações. De acordo com Skinner, essas ações deliberadas são chamadas de operantes. Portanto, o processo de aprendizagem envolvido no comportamento operante é chamado condicionamento operante. ” (p. 89/90, 2010),

 

PORQUE

 

 

O indivíduo opera no seu meio, o que significa que ele age produzindo estímulos consequentes, posteriores à sua ação e não apenas responde automaticamente ao seu meio, como acontece na relação respondente.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.